A corrente russa é um aparelho de eletroestimulação que promove uma contração dos músculos promovendo um aumento da força e aumento do volume muscular, sendo muito utilizado na fisioterapia no tratamento de pessoas que não conseguem contrair o músculo de forma efetiva.
A corrente russa também pode ser utilizada para fins estéticos para fortalecer os abdominais, glúteos e pernas, e para melhorar a performance do atleta, já que promove a contração muscular, tendo como resultado aumento da força e da resistência.
Nesses casos, a orientação é que a pessoa continue a praticar atividade física regular e a corrente seja aplicada no músculo que necessita de uma contração muscular mais forte.
Funciona para emagrecer?
A corrente russa vem sendo usado na estética para melhorar a aparência da barriga, pernas e glúteos, no entanto, ela não é tão eficaz quanto a prática do exercício físico, porque as contrações realizadas pelo equipamento não são exatamente iguais as que o corpo consegue fazer.
Assim, esse equipamento nunca deverá substituir a prática do exercício físico.
Acredita-se que 10 minutos de corrente russa na barriga corresponda a mais de 400 abdominais tradicionais, mas para que a corrente russa seja realmente eficaz é importante contrair o abdômen ao mesmo tempo, porque assim todas as fibras do músculo reto abdominal podem ser trabalhadas.
O mesmo não acontece se a pessoa usar o equipamento num centro de estética, de forma totalmente passiva.
A verdade é que a corrente russa consegue recrutar mais fibras musculares durante seu uso, desde que a pessoa realize uma contração muscular ao mesmo tempo em que acontece o estímulo elétrico.
Dessa forma, seria mais sensato usar a corrente russa numa academia de ginástica ou num centro de reabilitação, por exemplo.
Quais os resultados da corrente russa
Como resultados da corrente russa, pode-se esperar um aumento do volume muscular, diminuição da flacidez, melhora da circulação sanguínea, melhora da drenagem linfática, maior facilidade ao realizar movimentos e maior destreza ao realizar movimentos delicados.
No entanto estes resultados são mais vistos quando a pessoa apresenta inicialmente fraqueza muscular causada por um derrame, ou segue um programa de exercícios físicos que deve ser realizado ao mesmo tempo de uso do equipamento.